Empreender no Brasil pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, existem diversos entraves que dificultam a manutenção e expansão de empresas no mercado. É o caso da alta carga tributária, da complexidade das leis trabalhistas e da forte concorrência nacional e internacional.
Lidar com todas essas questões se torna muito mais fácil quando se consegue acessar o crédito empresarial. Isso porque ele permite que a companhia levante recursos para suprir suas necessidades, investir em melhorias e expandir as operações.
Portanto, confira neste post 5 formas de obter crédito empresarial para médios e grandes negócios e veja qual delas faz mais sentido!
Como o nome sugere, a antecipação de recebíveis permite que uma organização receba de forma antecipada as vendas que realizou a prazo. Entre os recebíveis que podem ser antecipados, estão:
O seu funcionamento é parecido com o factoring, porém as soluções de antecipação de recebíveis costumam ter menores taxas, além de benefícios em relação aos impostos. Logo, a sua empresa consegue obter valores maiores sem comprometer a saúde financeira.
Os empréstimos bancários são uma das formas mais comuns de crédito empresarial. A partir deles, muitas empresas conseguem obter uma quantia fixa e pagar em parcelas ao longo do tempo, acrescidas de juros.
Mas vale destacar que, embora sejam uma opção confiável, os empréstimos bancários podem ter taxas de juros mais altas e exigir garantias, além de envolver um processo mais burocrático.
O leasing é mais uma alternativa ao financiamento de ativos, a exemplo de maquinários e veículos. Em vez de comprar os bens, a companhia os aluga por um período determinado, pagando uma taxa mensal. Isso ajuda a preservar o capital do negócio e a evitar grandes desembolsos iniciais.
Ao fim do contrato, a organização pode optar por comprar o bem por um valor residual. Caso ela não queira fazer a aquisição, há a alternativa de apenas devolvê-lo.
Já o factoring é uma operação financeira que permite a uma empresa antecipar suas receitas. A companhia de factoring compra as faturas da organização que precisa levantar recursos por um preço combinado, antecipando parte do valor imediatamente.
No entanto, o factoring também envolve outras atividades e tende a ter custos mais elevados que outras opções semelhantes devido a incidências de impostos. Consequentemente, isso impacta a gestão financeira empresarial e a lucratividade da companhia.
Por fim, para médias e grandes empresas que estão se expandindo rapidamente, o financiamento por venture capital (capital de risco) representa uma fonte de recursos adicional. Na modalidade, a empresa recebe o recurso de que precisa em troca da disposição de uma fatia no negócio.
Embora possa proporcionar um impulso significativo ao crescimento da organização, a cessão de parte do seu controle pode atrapalhar a sua gestão.
Após ter visto 5 formas de obter crédito empresarial, qual delas você achou mais interessante? Lembre-se de que a escolha certa dependerá da situação financeira e estratégica de sua companhia. Nesse contexto, a antecipação de recebíveis costuma trazer um custo-benefício atrativo para os negócios.
Você gostou deste conteúdo? Aproveite para aprender mais detalhes sobre a antecipação de recebíveis!