Para fazer uma gestão financeira empresarial eficiente, é indispensável acompanhar determinados indicadores. Afinal, eles fornecem uma visão mais clara sobre o desempenho e a saúde do negócio, colaborando diretamente para o planejamento, a adoção de ações relevantes e o crescimento de uma companhia.
Mas você sabe quais indicadores monitorar? Como existem diversos KPIs (key performance indicators) financeiros, é normal ter dúvidas sobre os mais relevantes para acompanhar. Há, por exemplo, a margem de lucro, o fluxo de caixa operacional, entre muitos outros.
Nesse artigo, conheça os 5 principais indicadores-chave de desempenho para empresas e entenda por que todo negócio deve monitorá-los!
A margem de lucro é uma das métricas financeiras mais importantes para as empresas. Ela representa a porcentagem do valor de venda de um produto ou serviço que se transforma em lucro, após deduzir todos os custos envolvidos.
Na prática, esse indicador mostra quanto dinheiro a empresa está ganhando com as vendas, sendo essencial para a definição ou reavaliação das políticas de preços. A sua fórmula é:
Margem de lucro = (lucro líquido / receita líquida) x 100
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization) é outro indicador-chave para negócios. Ele mede o desempenho operacional de uma companhia, excluindo impostos e descontos financeiros.
Essa métrica ajuda a entender o potencial que uma empresa tem em gerar caixa a partir de suas operações. Assim, ela permite avaliar a eficiência da gestão e a competitividade do negócio. O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte fórmula:
EBITDA: lucro operacional + tributos + despesas financeiras + depreciação + amortização
Continuando a lista de KPIs financeiros que todo negócio deve acompanhar, há o giro do ativo. Esse indicador mede a eficiência da empresa no uso de seus ativos para gerar receita. A sua fórmula é:
Giro do ativo = receita líquida / total médio de ativos
Mais uma métrica financeira de grande valor para negócios é o ROI (retorno sobre o investimento). Ele serve para avaliar a performance de ações, campanhas e projetos de uma empresa, sendo calculado da seguinte forma:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento x 100
Na prática, o ROI mede quanto uma empresa ganhou em relação ao valor investido em determinada iniciativa. Dessa forma, ele mostra se o investimento valeu a pena.
Por último, há o fluxo de caixa operacional. Esse indicador mostra a quantidade de recursos gerados pelas atividades principais da empresa em um período específico. Ele releva se o negócio está gerando capital suficiente para se manter e crescer.
A sua fórmula é:
Fluxo de caixa operacional = (lucro antes dos impostos + desvalorização) – impostos
Além desses 5 principais KPIs, existem outros indicadores relevantes para empresas. São eles:
Por meio dessas métricas financeiras, você pode fazer análises e projeções mais adequadas, além de tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Com isso, é possível contribuir diretamente para os resultados e o crescimento sustentável do negócio.
Com a leitura desse artigo, você conheceu 5 KPIs financeiros que todo negócio deve acompanhar. Sendo assim, inclua-os na sua rotina de trabalho para monitorar o desempenho da sua empresa, identificar oportunidades, riscos e desafios — e tomar atitudes com base em dados.
Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que mais empresários conheçam os principais KPIs financeiros que devem acompanhar em seus negócios!