Um dos maiores desafios enfrentados por indústrias e comércios nacionais é conseguir manter um fluxo de caixa positivo. Afinal, no dia a dia empresarial, muitas companhias precisam lidar com fatores que podem fazer com que elas operem no negativo.
É o caso de aumento de custos e impostos, diminuição de vendas, chegada de novos concorrentes no mercado, entre outros. Contudo, ter um fluxo de caixa negativo tende a levar a dificuldades financeiras, comprometer a operação e até colocar em risco a sobrevivência do negócio.
Se você ficou interessado no assunto e quer saber como manter o fluxo de caixa da sua empresa positivo, confira as 7 dicas que o time da Facmaster Securitizadora preparou!
Esse é o passo inicial para manter um fluxo de caixa saudável. O planejamento inclui a projeção de receitas e despesas de curto, médio e longo prazo. Ter uma visão clara dos recursos que entram e saem permite planejar investimentos, controlar gastos e evitar surpresas.
Ainda que seja desafiador, ter um controle rigoroso de despesas é outro passo que precisa ser adotado. Para tanto, monitore continuamente os custos fixos e variáveis do seu negócio e identifique quais deles podem ser cortados ou reduzidos.
Uma boa relação com os fornecedores tende a ajudar no equilíbrio do seu fluxo de caixa. Logo, negocie prazos de pagamento e condições diferenciadas para a sua empresa. Há chance de garantir descontos e prazos que favoreçam a gestão financeira ao fazer um maior volume de compras.
O controle de recebíveis é uma das chaves para manter o fluxo de caixa saudável. Acompanhar de perto as faturas emitidas e os prazos de pagamento dos clientes ajuda a evitar atrasos capazes de comprometer a entrada e a previsibilidade de recursos.
Ter uma reserva financeira é essencial para lidar com imprevistos e oscilações de receita. O fundo de emergência pode ser formado com parte dos lucros mensais, devendo ser usado apenas para cobrir despesas emergenciais ou em períodos de menor faturamento.
Embora muitas empresas recorram a empréstimos bancários em momentos de dificuldade, há o risco de a prática gerar um endividamento elevado no longo prazo. Os juros altos e as condições rígidas de pagamento muitas vezes acabam agravando a situação financeira do negócio.
Uma solução para quem precisa de capital de giro sem recorrer a empréstimos é a antecipação de recebíveis. A prática permite que a empresa receba imediatamente o valor das vendas a prazo, com uma taxa de desconto que costuma ser inferior aos juros bancários.
A Facmaster é uma securitizadora que atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. Conosco, você consegue antecipar recebíveis para manter o fluxo de caixa positivo — evitando juros elevados e endividamentos desnecessários.
Neste post, você conferiu 7 dicas para manter o seu fluxo de caixa positivo. Utilize o conhecimento para aprimorar as finanças da sua empresa. Agora, se você deseja levantar recursos sem se endividar, não deixe de contar com a Facmaster Securitizadora.
Quer entender melhor como funciona a antecipação de recebíveis? Confira detalhes da solução da Facmaster!