A securitização de crédito é um processo que pode ser benéfico para empresas que precisam de capital. Porém, para considerá-lo para o seu negócio, é importante conhecê-lo bem.
Assim, você poderá avaliar suas características, vantagens e riscos. Desse modo, será possível decidir se essa solução compensa para o seu caso e para a gestão financeira da sua empresa.
Você tem interesse em saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre o processo de securitização de crédito!
A securitização de crédito é um mecanismo que viabiliza a conversão de um conjunto de direitos de crédito (recursos a receber) em um ativo que pode ser negociado no mercado financeiro. Para que isso seja possível, são emitidos títulos pela securitizadora, como certificados de recebíveis e debêntures.
As aplicações também costumam compor a carteira de FIDCs (fundos de investimento em direitos creditórios). Dessa forma, é possível colocar os títulos financeiros no mercado para que investidores possam adquiri-los.
A empresa, por sua vez, consegue captar recursos no presente que seriam recebidos somente no futuro. Portanto, na prática, a securitização de crédito é um processo que antecipa o recebimento de quantias por meio da cessão de direitos creditórios.
O processo de securitização de crédito funciona por meio de etapas específicas. A primeira envolve a participação de uma securitizadora, como visto, que é a empresa que avaliará os direitos de crédito da companhia interessada nesse tipo de solução.
Se a securitizadora entender que a operação é viável e atrativa, ela apresenta uma proposta para comprar os direitos creditórios da empresa — conhecida como cedente. Vale ressaltar que essa oferta possui um deságio sobre o montante total de créditos.
Caso a companhia aceite a oferta, a securitizadora compra os direitos de crédito da empresa à vista e os transforma em títulos negociáveis. É válido observar que todo o processo é regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Por fim, com os títulos disponíveis no mercado financeiro, os investidores podem acessá-los de modo a ter investimentos para rentabilizar seus recursos.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a securitização de crédito, é interessante compreender os principais benefícios do processo. Em primeiro lugar, é válido destacar que a securitização não configura uma dívida.
Afinal, trata-se de um mecanismo que envolve a antecipação de um montante que já seria recebido pela companhia. Veja mais vantagens da securitização:
Como você viu, a securitização de crédito é um processo que costuma ser atrativo para organizações por diversos motivos. Agora, você pode avaliar se vale a pena considerá-lo para otimizar a gestão financeira empresarial.
Ficou interessado nessa solução? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o trabalho de securitização de crédito!