É provável que você já tenha ouvido sobre o tipo de empresa conhecida como securitizadora. No entanto, nem todos conhecem muito bem o papel que elas desempenham no mercado financeiro.
É possível adiantar que elas têm muitas funções, dentre elas, a proteção contra riscos financeiros e a criação de oportunidades para otimizar o fluxo de caixa. Uma das formas de alcançar esses objetivos é a partir da antecipação de recebíveis.
Gostaria de mais informações sobre o que é uma securitizadora? Continue a leitura para entender mais sobre esse tipo de empresa e saiba qual é o papel dela no mercado financeiro!
Antes de você entender o que é uma securitizadora, é preciso compreender o que é o processo de securitização. Nele, ativos financeiros, como duplicatas ou recebíveis de cartão de crédito, são transformados em títulos negociáveis.
Como exemplo, considere as vendas de mercadoria que são feitas a prazo. Nesse caso, o cliente pode realizar o pagamento mês a mês, em parcelas pré-definidas no ato da compra do produto. No entanto, é possível que a empresa precise desse montante com antecedência.
Em momentos como esse, os direitos creditórios podem ser vendidos para a securitizadora, que quita o valor a receber para a empresa, com um deságio. Depois disso, ela passa a receber os pagamentos parcelados devidos pelos clientes do empreendimento que realizou a venda.
Nesse processo, a securitizadora atua como coordenadora da aquisição dos ativos subjacentes. Além disso, ela realiza a estruturação dos títulos de crédito privado e posteriormente os disponibiliza no mercado.
Com o conceito em mente, é comum se perguntar quais são os ativos que podem ser securitizados. Afinal, ao conhecê-los, é possível entender se a solução é adequada às necessidades da empresa.
Assim, os recebíveis que podem passar pelo processo de securitização incluem:
Para ser considerado apto a ser securitizado, o débito deve ser adequadamente documentado, o que inclui a elaboração de contratos claros e transparentes entre as partes envolvidas. Também é preciso fazer a divulgação completa de todas as informações relevantes aos investidores após a emissão dos títulos no mercado financeiro.
Você já entendeu que a securitizadora transforma os direitos creditórios da empresa em títulos que são disponibilizados aos investidores no mercado financeiro. De modo geral, essa é a empresa responsável por estruturar transações de securitização.
Desse modo, elas adquirem os direitos creditórios que passarão por esse processo. Isso pode envolver a compra de carteiras de empréstimos, hipotecas ou outros tipos de recebíveis de instituições financeiras ou empresas.
De modo geral, eles podem ser transformados em uma variedade de investimentos da renda fixa, como:
Antes de securitizar os créditos, essas empresas realizam uma análise detalhada do risco associado a eles. Isso pode incluir avaliação da qualidade do crédito dos devedores, histórico de pagamentos e potencial de inadimplência.
Como é possível perceber, a securitizadora é uma empresa fundamental para o mercado financeiro. Ela pode atuar diretamente na transformação de dívidas em ativos de renda fixa, melhorando a disponibilidade de capital para empresas que buscam melhorar o fluxo de caixa e escapar de endividamentos.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e se mantenha informado — estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!