Administrar uma empresa exige um bom planejamento financeiro. Afinal, o negócio precisa manter a saúde financeira em dia para expandir suas operações e se destacar.
Nesse contexto, buscar uma linha de crédito para empresa pode ser de grande ajuda, especialmente para impulsioná-la e equilibrar o fluxo de caixa. Porém, com tantas alternativas disponíveis no mercado, talvez surja a dúvida sobre qual escolher.
Se você quer saber a resposta, prossiga com a leitura deste conteúdo, que explica como escolher a melhor linha de crédito para a sua empresa. Acompanhe!
O mercado oferece diversas opções de crédito para empresas de todos os tamanhos. Saiba quais são as mais utilizadas!
A correta gestão do capital de giro é fundamental para garantir a liquidez e a sustentabilidade da empresa. Nesse sentido, esse tipo de crédito é destinado a cobrir despesas operacionais — como pagamento de fornecedores e custos fixos —, sendo geralmente uma linha de curto prazo.
Existe a possibilidade de contratá-lo junto a instituições financeiras e empresas especializadas, sem destinação específica dos recursos. As taxas de juros variam conforme o perfil do negócio e as condições do mercado.
Os financiamentos costumam ser indicados para investimentos de médio e longo prazo, como aquisição de maquinário, veículos e imóveis ou expansão do negócio. Essas operações podem ter juros mais atrativos, especialmente quando envolvem linhas de crédito incentivadas.
Em geral, a obtenção de financiamento exige um processo de análise mais rigoroso do que outras formas de crédito. Além disso, para a viabilidade do empréstimo, podem ser exigidas garantias, como bens móveis e imóveis ou a apresentação de fiador.
Diferentemente das outras modalidades, a antecipação de recebíveis não é um empréstimo, mas o adiantamento de recursos que a empresa já tem a receber. Assim, em vez de esperar o vencimento das vendas a prazo, a companhia consegue levantar essas quantias imediatamente.
O processo envolve uma securitizadora, responsável por comprar os recebíveis, aplicando um pequeno deságio sobre o montante total. Logo, o fato de não existirem juros nesse tipo de operação pode torná-la vantajosa para manter a liquidez sem gerar endividamento à empresa.
Ao avaliar uma linha de crédito, é essencial considerar diversos fatores para garantir que a escolha seja benéfica para a empresa a longo prazo.
Por esse motivo, observe o que precisa ser analisado:
Se a necessidade da empresa é obter crédito de forma ágil, sem comprometer a estrutura financeira com novas dívidas, a antecipação de recebíveis tende a ser uma alternativa estratégica. A razão é que a operação não envolve taxa de juros nem aumenta seu endividamento, como você viu.
Nesse sentido, considere buscar a solução de antecipação de recebíveis da Facmaster. Conosco, você transforma as vendas a prazo em dinheiro imediato, garantindo liquidez para o negócio sem burocracia e com condições vantajosas.
Agora que você conferiu diferentes tipos de linha de crédito para uma empresa, qual deles faz mais sentido para o seu negócio? Na hora de escolher, não se esqueça de avaliar as condições da contratação para gerar o menor impacto no orçamento do empreendimento.
Quer saber mais detalhes sobre a antecipação de recebíveis com a Facmaster? Acesse o nosso site e confira!