Saiba como funciona este serviço, como obter os benefícios e os cuidados que sua empresa deve tomar ao utilizá-lo.
O que é?
Este serviço é uma forma de antecipação do recebimento das vendas a prazo para microempresas, que são realizadas com duplicatas, cheques pré datados ou cartões de crédito.
A antecipação deve ser utilizada para cobertura pontual de necessidade de capital de giro e com base na gestão de fluxo de caixa da empresa, a antecipação de dinheiro futuro a empresa irá receber em dinheiro presente. No entanto, tem que haver certos cuidados nesse processo.Como obter este serviço
Confira abaixo a relação de agências bancárias que oferecem este serviço à pessoa jurídica e como sua empresa pode obtê-lo.
Benefícios
A antecipação de recebíveis ajuda na obtenção de crédito de forma rápida e simplificada, com valor de antecipação dos créditos sendo depositada na conta corrente da empresa automaticamente ou a pedido de seu titular.
Então, antecipar é assegurar o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensalmente da empresa. Há pequenas taxas sobre a transação, geralmente eles são menores que nos empréstimos. fique atento as dicas abaixo! Com alguns cuidados você consegue escolher uma empresa séria para oferecer soluções adequadas às necessidades do seu negócio.Cuidados
Este serviço requer alguns cuidados ao ser utilizado, como:
Uso contínuo: quando utilizado de forma frequente pela empresa, torna-se fonte de capital de giro mais cara, impactando de forma negativa no resultado financeiro da empresa.
Pesquisa de taxas: as taxas de antecipação praticadas no mercado são distintas. Portanto, o empresário deve comparar as taxas entre os fornecedores, bancos e credenciadoras de cartão de crédito.
Antecipação X Empréstimos: os créditos referentes às vendas com cartões de crédito podem ser utilizados como garantia em operação de capital de giro, com taxas reduzidas. O empresário deve avaliar se é melhor antecipar esses créditos ou oferecê-los como garantia.
Este texto é de autoria do Sebrae. Aqui consta apenas uma reprodução para fins informativos.
Fonte: Sebrae.