O capital de terceiros — proveniente de fontes externas — pode ser de grande utilidade para os negócios. Por meio dele, as companhias têm a possibilidade de acelerar o seu crescimento e obter melhores resultados no mercado em que atuam.
No entanto, o uso desse recurso deve ser feito de maneira planejada e responsável. Caso contrário, ele tende a resultar em aumento do nível de endividamento e do risco de insolvência da empresa.
Neste conteúdo, saiba mais sobre o uso de capital de terceiros para o crescimento do negócio, incluindo quando e como recorrer a ele!
Para entender a relação entre a captação de recursos no mercado e o crescimento da empresa, vale conhecer os principais tipos de operações disponíveis.
Saiba quais são eles e como funcionam:
Agora que você conhece os principais tipos de operação para obter capital de terceiros, vale a pena entender quando ela pode acelerar o crescimento da empresa.
Acompanhe!
Quando a gestão identifica oportunidades de crescimento, como a abertura de unidades ou o aumento da capacidade produtiva, o capital de terceiros costuma ser útil. Afinal, ele ajuda a viabilizar esses investimentos sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
O investimento em novas tecnologias, no desenvolvimento de produtos e na modernização de processos é essencial para a sustentabilidade dos empreendimentos. Porém, ele geralmente exige recursos significativos.
Nesse contexto, o capital de terceiros também pode ser considerado. A razão é que ele fornece recursos para que o negócio possa inovar e se modernizar — colaborando para o seu crescimento e competitividade.
Buscar recursos de terceiros ainda pode ser interessante para aproveitar oportunidades, como aquisições estratégicas. Assim, as empresas têm a possibilidade de usar o capital para aumentar a sua participação no mercado e se destacar, por exemplo.
Embora o capital de terceiros possa acelerar o crescimento de negócios de diversas maneiras, é preciso analisar a viabilidade de recorrer a esse tipo de operação. Afinal, muitas vezes, trata-se de um passivo para empresas, podendo envolver juros e outros encargos.
Logo, antes de recorrer a dinheiro de fontes externas, é primordial fazer o planejamento do uso do capital de maneira adequada e estratégica. Desse modo, é possível evitar que a saúde financeira da empresa seja comprometida.
Nesse contexto, uma gestão financeira eficiente é fundamental para potencializar os benefícios e minimizar os riscos associados ao uso de recursos de fontes externas.
O capital de terceiros pode ser um catalisador para o crescimento de negócios — desde que utilizado com consciência e estratégia. Portanto, considere a solução para a empresa, avaliando suas necessidades, capacidade de pagamento e o impacto dessa obrigação financeira nas operações.
Tem interesse em obter capital de terceiros para o negócio? Conheça mais sobre as soluções da Facmaster!