Os negócios estão sujeitos a passar por endividamento em algum momento de sua trajetória. No entanto, o que define se os períodos serão passageiros ou se eles podem levar ao fechamento da empresa é saber como quitar as dívidas.
Ter uma gestão sólida e estratégias eficazes possibilita pagar os débitos e recuperar a saúde financeira do negócio. Por essa razão, a gestão da companhia precisa adotar boas práticas para pagar as dívidas.
Você quer saber quais são essas medidas? Acompanhe o post e confira como quitar as dívidas do seu negócio!
Para quitar as dívidas do negócio, é fundamental começar entendendo sua situação financeira. A análise inclui as receitas da empresa, além de identificar e categorizar os custos fixos e variáveis que impactam o fluxo de caixa.
Ademais, examine as dívidas existentes — tanto as vencidas quanto as que vencerão. Também verifique as razões pelas quais a empresa deixou débitos acumularem.
Enquanto gastos como aluguel, folha de pagamento e insumos são essenciais e não podem ser eliminados, existem aqueles que são desnecessários.
Entre eles, estão fatores, como:
Rever essas despesas e cortar aquelas que não contribuem diretamente para o funcionamento do negócio permite liberar recursos. Assim, eles podem ser direcionados para o pagamento das dívidas pendentes.
O passo seguinte da quitação das dívidas empresariais é determinar a quantia mensal disponível para esse fim. A etapa envolve calcular a receita da empresa após todas as deduções e despesas essenciais.
A partir do montante, defina a quantia máxima a ser alocada mensalmente para o pagamento das dívidas. Nesse momento, seja realista e conservador, considerando eventuais flutuações sazonais ou imprevistos que possam afetar o fluxo de caixa.
Existe a chance de a negociação com os credores resultar em redução das taxas de juros das dívidas. Ela também pode ajudar a criar planos de parcelamento mais flexíveis e adequados à capacidade financeira da empresa.
Afinal, há credores que preferem receber um pagamento ajustado e viável, em vez de enfrentar o risco de inadimplência por parte do devedor. Portanto, considere abordar a negociação com transparência quanto à situação financeira da empresa.
Dívidas com taxas de juros elevadas acumulam encargos financeiros mais rapidamente, aumentando o montante total devido ao longo do tempo. Focando antes nesses débitos, a empresa economiza em pagamentos de juros adicionais e evita possíveis penalidades por atraso ou inadimplência.
A abordagem estratégica fortalece a posição financeira da companhia a longo prazo. Dessa forma, ela possibilita uma gestão mais eficaz e sustentável das finanças empresariais.
Outra estratégia financeira para auxiliar na quitação de dívidas empresariais é a antecipação de recebíveis. Ela permite à empresa vender seus créditos a receber — como cheques e duplicatas de clientes — para uma instituição financeira.
Assim, é possível receber o valor adiantado, mediante um deságio. O serviço é especialmente útil quando há necessidade urgente de fluxo de caixa para pagar dívidas de curto prazo.
Ao receber o dinheiro mais cedo do que o previsto, a empresa consegue evitar atrasos ou penalidades por inadimplência. Ainda, há possibilidade de aproveitar descontos oferecidos por pagamento antecipado aos credores.
Neste artigo, você descobriu como quitar dívidas da empresa a partir de práticas viáveis. Após sua aplicação, lembre-se de implementar um plano de controle financeiro rigoroso para evitar novos endividamentos e conte com a antecipação de recebíveis.
Você ficou interessado em adiantar o recebimento de pagamentos? Entenda as vantagens de fazer o processo online!