A gestão de uma empresa deve buscar mais eficiência no controle das contas a pagar e contas a receber para garantir a sua saúde financeira. Portanto, dominar esses conceitos é fundamental para todo gestor.
Eles permitem que o negócio estabeleça as bases para a sua sustentabilidade e crescimento, aproveitando melhor os recursos. Assim, a companhia evita problemas de liquidez, maximiza o fluxo de caixa e se mantém competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que são as contas a pagar e as contas a receber? Continue a leitura para descobrir!
As contas a pagar representam todas as despesas e obrigações financeiras que uma empresa deve honrar. Elas abrangem pagamentos a fornecedores, salários de funcionários, impostos, aluguéis e serviços contratados, por exemplo.
Esse tipo de conta faz parte das saídas de caixa da empresa. Se elas não forem gerenciadas corretamente, podem ocasionar atrasos de pagamento, multas, endividamento e perda de credibilidade da companhia no mercado.
Para uma boa gestão das contas a pagar, a empresa precisa manter registros organizados de todas as suas obrigações financeiras, além dos prazos e credores. É interessante que as informações estejam centralizadas em um sistema de gerenciamento.
Esse sistema pode ser configurado para automatizar os processos, emitindo lembretes e realizando pagamentos regulares por conta própria. O fluxo de caixa também deve ser acompanhado com cuidado, identificando ineficiências antes que elas se agravem.
Agora que você sabe o que são as contas a pagar, precisa conhecer o significado de contas a receber. Elas correspondem às entradas de receitas provenientes de vendas ou da prestação de serviços. Desse modo, as contas a receber estão atreladas a termos dos acordos ou contratos da empresa com os seus clientes.
O dinheiro pode ser obtido na entrega ou recebimento por parte do consumidor, ou contar com um prazo para acontecer — geralmente, a partir de 30 dias. Mas a empresa pode oferecer diferentes prazos, atribuindo a eles juros e taxas, a depender da sua estratégia.
Assim como as contas a pagar, as contas a receber devem ser registradas e datadas. É útil que o sistema escolhido integre as informações, melhorando a gestão financeira. As expectativas de entradas também podem ser automatizadas para monitorar os resultados obtidos ao longo do tempo.
Ainda, defina uma política de crédito, estabelecendo regras para evitar problemas no fluxo de caixa e controlar a inadimplência. Ademais, vale a pena adotar estratégias para incentivar o pagamento antecipado, por exemplo, com descontos.
Como você viu, as contas a pagar e as contas a receber são conceitos essenciais para uma gestão financeira bem-sucedida de um empreendimento. Elas estão ligadas a um bom gerenciamento das entradas e saídas, proporcionando as bases para a saúde financeira do negócio.
Você gosta de conteúdos que ajudam a entender conceitos importantes para a gestão de empresas? Então acompanhe nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Instagram!