O orçamento empresarial documenta e organiza as informações financeiras de uma companhia. Normalmente, ele é elaborado de forma mensal ou anual, sendo fundamental no planejamento estratégico. Afinal, o recurso funciona como um guia para a gestão das finanças do negócio.
A ferramenta oferece um panorama detalhado dos recursos da empresa, permitindo que os gestores tomem decisões mais bem informadas. Por essa razão, é tão importante entender como fazer um orçamento empresarial.
Você quer aprender a utilizar o recurso? Entenda como organizar o orçamento financeiro do seu negócio!
Comece avaliando as receitas, reunindo informações sobre todas as fontes de renda — como vendas e rendimentos de investimentos. Com os dados em mãos, analise as variações das entradas ao longo do tempo. A medida permite identificar períodos de alta e baixa performance do negócio.
Em seguida, examine as despesas, listando todos os custos fixos e variáveis — como aluguel, salários e manutenção. Adicionalmente, verifique oportunidades de redução de gastos que não comprometam a operação. Avalie também as dívidas, fazendo uma lista das obrigações vencidas e a vencer, com seus respectivos prazos e taxas de juros.
Ainda, revise a liquidez dos ativos da empresa. Para tanto, cheque a capacidade de converter ativos em dinheiro rapidamente para cumprir as obrigações financeiras e analise o valor total dos bens em relação às dívidas.
Com as informações sobre as entradas e saídas de dinheiro, elabore o fluxo de caixa projetado. Para isso, subtraia as despesas totais das receitas totais para cada período — seja mensal ou trimestral.
O cálculo fornece um saldo de caixa estimado. A informação ajuda a planejar e monitorar a saúde financeira da empresa.
Estabelecer objetivos ajuda a guiar a gestão financeira empresarial, permitindo direcionar os esforços. Procure definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, além de terem prazo definido.
Para determinar os objetivos, identifique as prioridades — como aumentar a receita, reduzir custos ou melhorar a eficiência operacional. Em seguida, estabeleça metas financeiras concretas, como ampliar a renda em 10% no ano seguinte ou reduzir os custos operacionais em determinado percentual.
Para manter a saúde financeira do seu negócio, monitore regularmente o orçamento empresarial. Assim, acompanhe receitas, custos e despesas, compare os resultados com as projeções e identifique os eventuais desvios.
Se necessário, faça ajustes — como redução de custos não essenciais e realocação de recursos conforme as prioridades. Ademais, revise as metas regularmente para garantir que elas sejam alcançáveis.
Por fim, mantenha uma comunicação transparente sobre o desempenho financeiro com a sua equipe. O processo ajuda a manter o orçamento alinhado com os objetivos da empresa e promove uma gestão financeira mais eficiente.
Neste artigo, você entendeu como elaborar um orçamento empresarial que pode atender às necessidades de gestão financeira do seu negócio. Agora, basta colocar as dicas em prática para ter um maior controle sobre o uso dos recursos da companhia.
Para continuar conferindo conteúdos relevantes, que podem ajudar na gestão do seu negócio, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!