O empréstimo bancário é uma solução financeira utilizada por muitas pessoas e empresas que precisam de dinheiro. Entretanto, é importante ressaltar que ele tende a não ser a melhor opção para esse propósito.
A razão é que esse tipo de empréstimo costuma ter características e condições não tão atrativas para quem o contrata, gerando custos elevados.
Quer saber mais sobre o assunto e entender por que o empréstimo bancário não é muito interessante para as empresas? Então continue acompanhando o artigo!
Existem três razões principais para evitar pedir um empréstimo bancário para empresas. Veja quais são elas nos tópicos a seguir!
Um dos principais motivos para não solicitar um empréstimo bancário é o fato de que, normalmente, a transação financeira vem acompanhada de taxas de juros elevadas. Assim, ao contratá-la, no fim será necessário pagar uma quantia muito maior do que a empresa precisava.
Ao longo do tempo, os juros podem representar um custo significativo para a organização. Como consequência, além de gerar um endividamento excessivo para a empresa, eles tendem a afetar a gestão e a saúde financeira do negócio.
Outro aspecto que ajuda a entender por que não costuma ser atrativo solicitar um empréstimo bancário para empresas é que os bancos geralmente estabelecem critérios rigorosos para aprová-lo.
Isso quer dizer que, dependendo da situação financeira da organização e do seu histórico de crédito, pode ser difícil obter o capital necessário. Por exemplo, há possibilidade de os bancos negarem a solicitação ou oferecerem condições pouco favoráveis devido ao risco de inadimplência envolvido na operação.
Por fim, outra razão para não pedir um empréstimo bancário se refere às exigências de garantias por parte dos bancos. Se a empresa não tiver ou não quiser oferecer garantias — como imóveis, veículos ou equipamentos —, a tendência é que o empréstimo seja negado.
Mesmo que a organização tenha esses bens e os ofereça para assegurar o negócio, isso pode ser um risco. Afinal, se a empresa não conseguir lidar com o pagamento do empréstimo, há chance de ela perder os itens oferecidos como garantia.
Como você viu, solicitar um empréstimo bancário para empresas não costuma ser vantajoso por diversos motivos. Mas como obter recursos para um negócio? Uma alternativa atrativa é contar com a antecipação de recebíveis.
Com a solução, as empresas podem vender seus direitos aos pagamentos futuros a uma securitizadora em troca de capital imediato. Dessa forma, é possível manter o fluxo de caixa positivo e obter os recursos necessários para lidar com as operações diárias sem gerar uma dívida.
O empréstimo bancário, apesar de ser uma solução muitas vezes óbvia para a necessidade de capital de uma empresa, não costuma ser a opção mais atrativa do mercado. No seu lugar, você pode optar pela antecipação de recebíveis — uma alternativa mais flexível e financeiramente saudável.
Para saber mais a respeito do assunto, confira este conteúdo sobre os benefícios da antecipação de recebíveis para uma empresa!