Com frequência, as empresas precisam de crédito para manter as suas atividades ou investir no seu desenvolvimento. Assim, além das modalidades tradicionais — como empréstimos e financiamentos —, vale a pena saber o que é a securitização e quais são as suas vantagens.
A captação de recursos por meio da antecipação de recebíveis oferece vantagens a negócios de diferentes setores e perfis, contribuindo com a gestão do dinheiro. Nela, a empresa cede o direito dos créditos a receber, que são convertidos em títulos no mercado financeiro.
Quer saber quais são as vantagens de realizar a securitização na sua empresa? Continue a leitura para descobrir!
Uma vantagem dessa forma de financiamento é a melhoria na liquidez das empresas. O processo de securitização converte ativos ilíquidos, como recebíveis, em capital imediato. Com isso, a companhia passa a ter dinheiro para investir em seus projetos.
A securitização dos recebíveis proporciona rapidez na captação de recursos, melhorando sua liquidez e capacidade de investimentos. Os títulos de dívida cedidos são estruturados pela securitizadora e disponibilizados aos investidores no mercado financeiro.
Além da liquidez, a securitização representa uma possibilidade de diversificar as fontes de financiamento do negócio. Em vez de depender exclusivamente de empréstimos bancários ou da emissão de ações (que nem sempre é viável), por exemplo, as companhias podem acessar um mercado diferenciado.
Com isso, elas reduzem a dependência de financiadores tradicionais, contando com o auxílio da securitizadora — a intermediária nessa operação. A securitização também democratiza o acesso ao crédito, afinal, ela tende a contar com menos barreiras de acesso por conta das garantias oferecidas.
Você já sabe que a securitização consiste em converter os valores a receber da empresa em títulos negociados no mercado financeiro, antecipando valores a receber. Ao ceder os créditos à securitizadora, você obtém recursos que ajudam a quitar as obrigações financeiras.
Isso reduz os riscos de se tornar inadimplente, o que geraria mais custos com juros e multas, além de prejudicar o relacionamento com os fornecedores. Entretanto, lembre-se de que os recebíveis passam por uma avaliação para analisar a probabilidade de calote, o que impacta as chances de ter a aprovação do processo.
Na lista de benefícios da securitização, vale a pena destacar a possibilidade de obter um financiamento com custos abaixo da média do mercado. Como você viu, os recebíveis oferecidos no processo são avaliados para determinar o risco de inadimplência.
Desse modo, o processo tende a oferecer menos risco à securitizadora, o que se reflete no custo do crédito para a empresa solicitante. Vale ressaltar que essa é uma forma de captar recursos sem endividamento, já que na securitização não são cobrados juros, mas apenas um pequeno deságio.
Como você pôde ver, a securitização oferece benefícios à empresa, dando condições para que ela acesse capital externo sem se endividar. Assim, o empreendimento obtém dinheiro imediato para investir no próprio crescimento e se consolidar no mercado.
Deseja realizar a securitização contando com atendimento personalizado? Entre em contato com a Facmaster Securitizadora e conheça as nossas soluções!