O fluxo de caixa de muitas empresas depende dos prazos de recebimento de valores que ainda não foram integralmente pagos. Conhecidos como recebíveis, eles são essenciais para a manutenção da liquidez e para a operação dos negócios.
No entanto, os empreendimentos podem precisar do dinheiro antes do prazo, para cumprir com suas obrigações financeiras ou financiar novos projetos. É nesse contexto que a antecipação de recebíveis surge como solução.
Quer entender como funciona a antecipação de recebíveis e quais deles você pode incluir nessa operação? Continue a leitura!
Para as empresas, os recebíveis representam valores a serem recebidos em datas futuras, decorrentes de vendas ou serviços prestados a prazo. Eles são essenciais para a gestão de caixa e a manutenção da liquidez, permitindo que as companhias planejem suas finanças corretamente.
Dessa forma, é comum que elas operem com recebíveis quando realizam vendas parceladas ou firmam contratos de longo prazo. Assim, é gerado um fluxo contínuo de valores a serem recebidos.
Entretanto, os recebíveis também representam um desafio financeiro para os negócios, principalmente quando os prazos de pagamento são mais longos. Afinal, a liquidez é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.
A antecipação desses recebíveis é uma estratégia financeira utilizada para companhias acessarem antecipadamente o dinheiro que receberiam apenas no futuro. Desse modo, ela permite agilizar o seu capital de giro e fazer investimentos que impulsionam o crescimento do negócio.
Então, em vez de esperar a entrada dos recebíveis em caixa, é possível recorrer a uma instituição parceira que antecipa recebíveis. Ela compra os direitos de recebimento futuro aplicando um deságio e se torna responsável por cobrar os valores dos clientes.
A operação tende a ser mais vantajosa do que outras formas de crédito tradicionais. Afinal, os recebíveis servem como garantia para a transação e não é gerada uma dívida. Contudo, as condições da operação costumam variar. Portanto, vale conferir quais são aplicadas pela instituição escolhida.
Entre os principais tipos de recebíveis, estão os de cartão de crédito e boleto bancário. Assim, as empresas que recebem por meio dessas formas de pagamento antecipam os valores a receber das transações. Por exemplo, desde lojas até plataformas online conseguem usar a solução.
Além desses, há a possibilidade de antecipação de cheques pré-datados. Embora menos comuns devido à preferência da população por meios eletrônicos de pagamento, ainda há empresas que os aceitam. Dessa maneira, elas têm a chance de contar com a antecipação para acessar o capital.
Por fim, existem outros exemplos de recebíveis que podem ser antecipados, como faturas de clientes, duplicatas e contratos de vendas futuras. Há como negociar e antecipar cada um desses tipos de recebíveis — dependendo das necessidades e da estratégia financeira da empresa.
Como você viu, os recebíveis de uma empresa podem ser antecipados para melhorar sua saúde financeira e capacidade de operar com flexibilidade. Para tanto, basta se familiarizar com as condições da operação e tomar a decisão que mais faça sentido para os objetivos e resultados do seu negócio.
Um primeiro passo para isso é contar com as orientações de quem entende do assunto. Acesse o site da Facmaster e entre em contato para saber mais!