Não é difícil encontrar empreendimentos que precisam de suporte financeiro para operacionalizar suas atividades. Muitos negócios em desenvolvimento, por exemplo, necessitam de recursos extras, que podem vir tanto da antecipação de recebíveis quanto do financiamento para empresas.
Mas você sabe como eles podem servir para fomentar a atividade empresarial? Com naturezas distintas, a antecipação e o financiamento contribuem para equilibrar as finanças, mas podem implicar em consequências importantes a serem consideradas.
Quer saber qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e financiamento para empresas? Então continue a leitura!
A antecipação de recebíveis é uma solução de crédito para empresas. Nela, o negócio pode adiantar o recebimento de créditos futuros, assumindo um deságio e injetando recursos no seu fluxo de caixa de forma saudável.
Ela é muito útil para empreendimentos que vendem a prazo, mas precisam do dinheiro imediatamente. Dessa maneira, a securitizadora adianta os valores futuros, transformando os recebíveis em títulos negociáveis no mercado financeiro.
O financiamento para empresas é outra modalidade de crédito. Porém, em vez de antecipar valores recebíveis futuros, o negócio capta recursos de terceiros e assume a responsabilidade por pagar a dívida de forma parcelada.
Essa solução é comumente utilizada por empresas que vendem menos no crédito ou que buscam a possibilidade de quitar o montante obtido em parcelas menores. Mas é importante ter um bom planejamento financeiro antes de assumir o compromisso, já que ele tem custos mais elevados.
Agora que você já sabe o que é a antecipação de recebíveis e o financiamento para empresas, está na hora de descobrir como elas se diferem. A grande diferença está justamente na origem do crédito.
Na antecipação de recebíveis, por exemplo, os recursos são da empresa. Isso significa que você apenas adianta um valor que já pertence ao seu negócio, sem contrair uma dívida. Já no caso do financiamento, há um débito sobre o qual incidem juros.
Em ambos os casos, é muito importante contar com um bom planejamento antes de acionar o crédito. Na antecipação, você não poderá receber os valores no futuro, afinal, o direito sobre eles foi vendido à securitizadora. Já o financiamento exige o pagamento das parcelas.
Como você viu, tanto a antecipação de recebíveis quanto o financiamento para empresas podem ser soluções úteis para levantar recursos para a empresa. No entanto, a decisão sobre qual deles é o melhor para o seu negócio depende dos seus objetivos e necessidades.
Com a antecipação de recebíveis, por exemplo, sua empresa evita assumir uma conta futura. Apesar de haver um pequeno deságio sobre a operação, o procedimento não compromete o orçamento futuro do negócio. Além disso, o dinheiro pode ser usado livremente.
Já no financiamento para empresas, é preciso ajustar o pagamento de parcelas ao orçamento. Mais um ponto é que o dinheiro liberado nessa modalidade deve ser aplicado a uma finalidade específica.
Você percebeu o quanto as diferenças entre a antecipação de recebíveis e o financiamento para empresas podem ser decisivas na hora de conseguir crédito? Agora você está preparado para tomar decisões mais conscientes para o futuro do seu negócio.
Quer continuar aprendendo sobre crédito empresarial? Confira por que não solicitar um empréstimo bancário para empresa!